terça-feira, junho 09, 2009

Ficha Técnica 1 – Especial FR

Conheça alguns personagens de uma semana de moda




Com a chegada da nova temporada de moda, o site preparou um especial para o leitor ficar por dentro do whos is who nos eventos. Afinal, quem acha que um desfile se resume ao trabalho do estilista e às modelos esbeltas precisa rever seus conceitos.

Nossa equipe deu uma circulada pelos backstages da Casa de Criadores e do Fashion Rio a fim de mostrar os profissionais diferentes (alguns inusitados) estão envolvidos na realização de um desfile.

Conheça aqui alguns personagens do mundo fashion e entenda melhor em que consiste seu trabalho. As fotos bacanérrimas são de Daniel Malva.


Saulo Fonseca é beauty artist. Ele assina a concepção de beleza de diversos desfiles nas principais semanas de moda: “Neste caso (desfile de Milena Hamani) estou trabalhando com uma referência aos anos 20 e 30, portanto a maquiagem traz olhos levemente esfumaçados e boca bem marcada em vermelho vivo, mas cada trabalho é um processo diferente, dependendo do referencial.” Saulo assinou beleza do ensaio ´Jazzy 20´s´ para a revista L´Officiel Brasil em maio (veja making of aqui).

Daniel Hernandes também é beauty artist, e assina cabelo e make para vários desfiles, em São Paulo e no Rio. Sobre a criação de um look, Daniel diz que costuma juntar referências próprias e a concepção do estilista. “Nós assentamos e chegamos a um consenso”, explica. Daniel assina o ensaio ´8 Femmes´ para a revista L´Officiel Brasil de junho (veja making of aqui).

Naraya é hairstylist e normalmente trabalha em equipes coordenadas por algum beauty stylist que assina o make e o cabelo. “Preparo o cabelo das modelos seguindo a orientação dele, é preciso agilidade, pois são muitas modelos e os desfiles às vezes vêm em sequência”, conta.

Alisson Shornak trabalha como booker para a Way Models. Sua função é introduzir a modelo no mercado, apresentá-la à agencia e em alguns casos prepará-la para os desafios da profissão (do scouting primário ao ensaio de new face e às passarelas). Durante o evento, Alisson faz um acompanhamento, assessorando as modelos: “Fico por perto e vejo como elas estão se saindo ou se precisam de alguma coisa”.

Davi Polack é stylist. Segundo ele, seu trabalho é entrar no universo de cada estilista para compor os looks: “Eles me dão carta branca, mas minha visão não pode passar por cima da moda dos estilistas. Preciso respeitar esse estilo”.

Val Queiroz trabalha como camareira e passadeira. Ela é contratada da Camarim SP e diz que perde a noção de quantas peças passa a ferro por noite. Mas seu trabalho vai além: “Além de passar a gente ajuda a modelo a se trocar, prega botão, ajusta roupa no corpo, faz barra, costura... em tudo a gente dá um jeitinho”


Estou cheeeia de coisas pra contar a vocês, é muito assunto ao mesmo tempo, então por dia eu vou postar três, quatro ou mais novidades, começando por hoje. Acho que vai ser assim, um assunto meu e tres ou quatro noviiiis, começando amanhã!